quinta-feira, 30 de outubro de 2014

The Youngbloods - The Youngbloods [Bonus Tracks]

Banda: The Youngbloods
Disco: The Youngbloods [Bonus Tracks]
Ano: 2014(*)
Gênero: Folk Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Grizzly Bear (Jerry Corbitt) 2:26
2. All Over The World (La La) (Jerry Corbitt) 3:16
3. Statesboro Blues (Blind Willie McTell) 2:22
4. Get Together (William Chester Powers, Jr.) 4:41
5. One Note Man (Paul Arnaldi) 2:27
6. The Other Side Of This Life (Fred Neil) 2:32
7. Tears Are Falling (Jesse Colin Young) 2:29
8. Four In The Morning (George Remailly) 2:56
9. Foolin' Around (The Waltz) (Jesse ColinYoung) 2:55
10. Ain't That Lovin' You (Jimmy Reed) 2:44
11. C.C. Rider (John Hurt) 2:41
12. Get Togheter [Promotional Single Version] [Bonus Track] (William Chester Powers, Jr.) 3:24
13. Merry Go-Around [Bonus Track] (F. Pappalardi, G. Collins) 2:11
14. Se Qualcuno Me Dirà [Get Together Italian Version] [Bonus Track] (William Chester Powers, Jr.) 3:45
15. Qui Con Noi, Tra Di Noi [Grizzly Bear Italian Version] [Bonus Track] (Jerry Corbitt) 2:20
Créditos:
Jesse Colin Young: Bass, Vocals
Jerry Corbitt: Guitar, Vocals
Lowell "Banana" Levinger: Guitar, Electric Piano, Vocals
Joe Bauer: Drums
George Ricci: Cello ("Foolin' Around (The Waltz)")
(*) LP lançado originalmente em 1967.
Biografia:
A Youngbloods era um grupo de folk rock americano, liderado por Jesse Colin Young. Fazia um som jazzístico melodioso, típico da Costa Oeste, com raízes em Boston e Nova Iorque. Young começou tocando no circuito folk nova-iorquino de Greenwich Village, onde encontrou Bobby Scott, compositor, cantor e pianista que já tinha acompanhado Bobby Darin, entre outros. Scott financiou e produziu o disco de estreia de Young, "The Soul Of A City Boy". Concebido em apenas quatro horas, conforme voz corrente, o LP solo de Young, acompanhado apenas de sua guitarra acústica, foi gravado na Capitol em 1964. Ele começou a tocar nos bares de Boston e logo em seguida gravou "Youngblood" para a Mercury, com Scott novamente atuando como produtor, mas desta vez com uma banda de apoio, aí incluído seu amigo John Sebastian.
1Inspirado pelos Beatles, Young decidiu formar um grupo, arregimentando primeiro Jerry Corbitt, músico folk de Massachusetts, e depois adicionando Joe Bauer e Lowell "Banana" Levinger – "Banana", aliás, acabou se revelando o músico mais completo da banda. No início de 1965, a novata Youngbloods já tinha gravado algumas músicas para a Mercury, que no entanto só foram lançadas anos depois do disco "Two Trips". O seu debute oficial foi "The Youngbloods", que incluía os sucessos "Grizzly Bear" e "Get Together", a última composta por Dino Valenti, mais tarde cantor da Quicksilver Messenger Service. No início, "Get Together" fez sucesso apenas regionalmente, só tendo alcançado êxito em âmbito nacional quando foi relançada dois anos mais tarde, em julho de 1969, após ter sido usada num anúncio de campanha de fraternidade veiculado por uma rede de televisão pública. Em 1969, o hit chegou ao quinto lugar das paradas, ganhando disco de ouro. Mais tarde, a RCA renomeou o primeiro disco da banda como "Get Together".
No começo de 1967, o grupo deslocou-se para Marin County, Califórnia. Seus dois LPs seguintes foram produzidos em Nova Iorque por Felix Pappalardi antes da banda ir para o oeste. O terceiro disco, "Elephant Mountain", recebeu a produção de Charlie Daniels. Corbitt deixou a banda durante a gravação de "Elephant Mountain", e a Youngbloods permaneceu como um trio, assinando contrato com a Warner Brothers, que lhe ofereceu um selo próprio, chamado Racoon, em 1970. A RCA, então, começou a desencavar seus antigos trabalhos, incluindo um the best daquele ano, e relançando também, pela terceira vez, "Darkness, Darkness", saído anteriormente em agosto de 1968 e março de 1969.
4Os dois primeiros álbuns da Youngbloods para a Warner/Racoon foram gravações ao vivo – "Rock Festival" e "Ride The Wind". No início de 1971, o grupo agregou o baixista Michael Kane, liberando Young para tocar exclusivamente guitarra. A banda ainda lançou mais dois LPs – "Godd And Dusty" e "High On A Ridge Top" – antes de se dispersar em 1972. Bauer e Banana fizeram discos solos; Corbitt tinha dois já preparados, mas não lançou nenhum. Bauer, Banana e Kane uniram-se brevemente para formar a banda Noggins, que chegou a gravar um LP, "Crab Tunes", para a Racoon, em 1972. Banana também gravou como "Banana And The Bunch"; trabalhou com Mimi Fariña e foi professor de asa-delta. Bauer morreu de câncer no cérebro em 1982.
5Young foi o único músico a fazer uma carreira de sucesso. "Together" tem o mesmo som arejado da Youngbloods, destacando-se novamente a voz límpida e maleável de Young. Integrantes sobreviventes da Youngbloods, Banana, Corbitt e Young reuniram-se primeiramente em 1984-85 para excursionar. Young continuou a se apresentar e gravar, ocasionalmente, com seus velhos companheiros. Ele atualmente reside no Havaí, onde planta e vende o afamado café orgânico Kona (The Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll. Ed. by Holly George-Warren and Patricia Romanowski. Fireside. New York, 2001, p. 1101; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...