domingo, 16 de setembro de 2012

The Iveys - Maybe Tomorrow [Bonus Tracks]

Cover CD
Banda: The Iveys
Disco: Maybe Tomorrow [Bonus Tracks]
Ano: 1969(*)
Gênero: Powerpop
Faixas:
1. See Saw, Grandpa (Ham) 3:33
2. Beautiful And Blue (Evans) 2:38
3. Dear Angie (Griffiths) 2:39
4. Think About The Good Times (Gibbins) 2:21
5. Yesterday Ain't Coming Back (Ham, Evans) 2:57
6. Fisherman (Evans) 3:09
7. Maybe Tomorrow (Evans) 2:52
8. Sali Bloo (Ham) 2:35
9. Angelique (Evans) 2:26
10. I'm In Love (Ham) 2:26
11. They're Knocking Down Our Home (Ham) 3:41
12. I've Been Waiting (Ham) 5:15
13. No Escaping Your Love [Bonus Track] (Evans) 2:12
14. Mrs. Jones [Bonus Track] [Previously Unrelesead] (Ham) 2:15
15. And Her Daddy's A Millionaire [Bonus Track] (Evans, Ham) 2:09
16. Looking For My Baby [Bonus Track] [Previously Unrelesead] [Mono] (Ham) 2:08
Créditos:
Ron Griffiths: Bass
Mike Gibbins: Drums
Tom Evans: Guitar, Vocals
Pete Ham: Vocals, Guitar, Keyboards
(*) CD lançado em 1992.
https://mega.co.nz/#!D0Vm0QLI!s7prmOIJs7BypHBPgSiP052j0IRtbSmoNTq8hrROoGM
Biografia:
Pete Ham nasceu em 27 de Abril de 1947 na cidade portuária de Swansea, País de Gales, e era o mais novo de três filhos. Um jovem ativo, criativo, sua grande paixão, desde criança, sempre foi a música. Seu pai era um fã das "big bands" e seu irmão mais velho tocava trompete. Pete começou tocando gaita de boca, com apenas 4 anos, mas depois passou a tocar violão e guitarra, mostrando-se muito talentoso. Conseguiu seu primeiro violão em 1959 e já no início dos anos 60 fazia parte de um trio chamado The Panters que tocavam covers do grupo The Shadows (banda de apoio de Cliff Richards). Posteriormente transformaram-se num quinteto, utilizando outros nomes como Wild Ones e Black Velvets. Os integrantes iam se sucedendo, até que chegou Ron Griffiths - nascido em 2 de outubro de 1946 - para o baixo, com fortes influências musicais do The Shadows e do The Ventures. O grupo, agora com o nome de The Iveys (numa alusão à canção Poison Ivy), foi em busca do sucesso. Em 1965, Mike Gibbins - nascido em 12 de março de 1949 - tornou-se o baterista da banda e elevou ainda mais o nível do grupo com seu estilo. No final desse ano, passaram a fazer shows de abertura para outros grupos como The Who, The Yardbirds e The Moody Blues, entre outros.
RonEm 1966, encontraram um novo empresário, chamado Bill Collins, e fixaram-se em Londres. Consta que foi Bill Collins quem encorajou os integrantes a escreverem suas próprias canções. Pete Ham mostrou ser o mais talentoso nesse sentido, enquanto que Ron Griffiths também arriscava algumas composições.
MikeEm 1967, várias gravadoras tais como Decca (que já havia dispensado os Beatles), Pye e CBS manifestaram o desejo de contratá-los. Nesse mesmo ano, Dai Jenkins deixou a banda, sendo substituído por Tom Evans - nascido em 5 de junho de 1947. Evans já havia tocado com uma banda de R&B chamada Them Calderstones, muito influenciada pelo som da Motown.
PeteCom seu estilo rock and roll e referências aos anos 50, conseguiram convencer Mal Evans (roadie dos Beatles) e Peter Asher (da dupla Peter And Gordon e produtor da Apple) a fazer um teste para o recém lançado selo Apple. Com isso, conseguiram chamar a atenção de ninguém menos do que Paul McCartney.
TomA história do Badfinger na Apple começou como um sonho, mas uma sequência de fatos infelizes, motivados principalmente pela desorganização do selo, bem como pela inexperiência de Mal Evans como produtor e deles próprios como banda, acabou não rendendo o sucesso esperado. Lançaram um compacto (Maybe Tomorrow/And Her Daddy's a Millionaire) e um LP (Maybe Tomorrow) em 1968, que não provocou o impacto desejado na Inglaterra e nos EUA, embora tenha sido muito bem recebido em países como Holanda, Itália, Japão e Alemanha.
Paul McCartney então deu-lhes a canção Come And Get It, que deveria fazer parte do filme The Magic Christian (no Brasil, Um Beatle no Paraíso) estrelado por Peter Sellers e Ringo Starr. Essa canção acabou alcançando o 4º lugar na lista de vendagem da Grã-Bretanha, o que fez da banda, que ainda se intitulava Iveys, o grupo de maior sucesso a assinar com os Beatles. Entretanto, Ron Griffiths teve que deixar a banda, pois sua então namorada estava grávida (Wikipedia, trecho da biografia da banda Badfinger).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...